Nerd Database
segunda-feira, 27 de agosto de 2007
Adeus, 007.
Quase no final de 2001 fiquei sabendo que Matt Damon iria fazer um filme sobre um assassino da C.I.A que perde a memória e tenta descobrir quem é. Pouco tempo depois, li em algum lugar que o filme teria cenas de lutas e seria dirigido por Doug Liman, aí pensei: ``o cara que dirigiu Swingers fazendo filme de ação e o Ripley lutando?``. E a vontade de ver cresceu.
Qual não foi minha surpresa quando vi, no cinema, que A Identidade Bourne era um filme de ação bem acima da média, com um ator de verdade, e que obviamente se esforçou no papel, e um diretor de drama que deu ao filme uma densidade e estilo que poucos filmes de ação possuem. O roteiro, que teve alguns problemas durante a produção, mostrava um assassino sem memória, que não sabe de onde veio, mas sabe quebrar qualquer um em 10 segundos e dirigir carros em alta velocidade (ah, aquela perseguição) procurando sua verdadeira identidade. A trama não é original, mas o modo como o filme foi feito é. E fez sucesso.
Em 2004 chega a continuação A Supremacia Bourne. Dirigida por Paul Greengrass (que antes tinha feito um filme meio meloso com Kenneth Brannagh e o excelente e visceral Domingo Sangrento), o filme dá um passo acima na qualidade e torna a trama ainda mais complexa ( não vale contar nada, estraga tudo para quem não viu), com a adição de Joan Allen no elenco. Tudo que funcionou no primeiro filme é tratado de forma nervosa por Greengrass, e a perseguição no final é de ranger os dentes. Logo depois do sucesso desse segundo filme, anunciam a seqüência, com Greengrass na direção.


Ano passado o cara dirigiu um filme com desconhecidos sobre o avião que não atingiu o objetivo no 11 de Setembro. Esse foi ´´só `` um dos filmes mais tensos que já tinha visto, e Greengrass ganhou uma merecida indicação ao Oscar.
Direto ao ponto, quando vi O Ultimato Bourne me surpreendi. Paul Greengrass faz um filme ainda mais nervoso e tenso que A Supremacia e Vôo United 93. Assim como fez na segunda aventura de Bourne, aqui ele melhora tudo que funcionou nos outros, com cenas de ação mais elaboradas e bem filmadas (tem a melhor luta da série) e ainda mostra pra Martin Campbell como é que se faz filme de espionagem de verdade e sem frescuras. Aqui Bourne finalmente chega onde quer, é o filme onde ele está mais humano e mais perigoso, como mostram as melhores cenas de ação desde sei lá quando (umas duas já são clássicas), e que não atrapalham em nada o roteiro complexo, mas de fácil entendimento. É o filme que fecha com chave de ouro a saga do assassino sem memória. E ainda mostra que Julia Stiles não era só a moça bonitinha que espantava moscas no set. Ou seja, inacreditável...de tão bom.


Nicolas Trevizan
posted by Revista Nerd @ 20:08  
1 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
Seções
Colunas
Artigos Anteriores
Arquivo
Colaboradores
    Sasquash Cavalera
    Cristiano Ludvig
    Phillip Gruneich
    Fernando Fonseca
    João Paulo Rodrigues da Silva
    Paulo Henrique Marinho
    Gustavo Grandino Gobbi
    Viníccius Boaventura
    Nicolas Trevizan
    Pony
Contato
revistanerd@gmail.com
Powered by

Free Blogger Templates

BLOGGER